quarta-feira, 19 de março de 2008

Adoro Cartola!

(Poema muito carinhoso - embora não pareça - a respeito do samba, que espero que se explique por si só. Abraço a todos)

Adoro Cartola!
Quando piso em folhas secas...
Quando piso em folhas secas...
Quando piso em folhas secas,
Nada me vêm à cabeça.
Nunca fui à Mangueira, nem sou do Estácio.
Adeus Noel, adeus poema:
Vila mesmo, só a Madalena.
Nunca fui ao morro, nem pra fazer samba
Nem pra cheirar as flores dos
Seus vastos e regados jardins.
Pro Bixiga ninguém vai:
Nem ao amanhecer, nem antes do pôr-do-sol.
"Olha lá, a velhinha que canta samba!",
Dizem.
Qual a diferença entre velhos
E jovens: será o timbre da voz?
Serão aqueles tão "coitadinhos" que
Mereçam serem tratados como tal?
Ícones por conta da rigidez do tempo?
Queria mesmo é ouvir aquele samba
Composto na semana passada:
Cadê?
"Ah, gente: eu adoro Cartola...
E samba, ah... eu A-DO-RO samba!"
Então é assim: nada de Fred 04,
Kid Morengueira ninguém canta,
Caetano é um reacionário,
Chico "entende" a alma feminina
Como nenhum outro e...
Nelson Cavaquinho parece um vovozinho fofo.
Chega disso:
Use seu liquificador, plugue seu overdrive!
Pense dance pense,
Pense e dance!
Meu tempo é quando,
Mas meu mundo
É hoje!

Um comentário:

Raquel disse...

Gostei... Tbm nunca pisei "em folhas secas" mas já fui à Mangueira. Não sou do Estácio mas passo muito por lá ("Estácio, holly Estácio")!
E ao Bexiga...fui, antes do pôr do sol!
Comi numa boa cantina. Dps bebi muita cerveja, num boteco próximo, com direito a uma roda de SAMBA! Por que ninguém vai mais lá?
Será que só cariocas conseguem isto?? Por favor, diga que não! Bonito poema, Franco! Sincero.
Um beijo e saudade!